Campos Temáticos

Os campos temáticos aqui apresentados derivam do desdobramento das duas grandes linhas de pesquisa do Programa – Ordenamento Territorial Urbano Regional e Ordenamento Territorial Ambiental. Cada campo reúne um conjunto de eixos temáticos, reflexões teórico-conceituais e abordagens privilegiadas no Programa, que se traduzem, no nosso cotidiano, em espaços de diálogo (laboratórios, núcleos de estudos e pesquisas, seminários e reuniões diversas) e em diversificadas atividades para trocas entre docentes e discentes.

Tais campos fazem parte da nossa convivência espontânea e se organizam, portanto, segundo as afinidades temáticas e teórico-metodológicas dos docentes envolvidos:

Linha de Pesquisa: 

Ordenamento Territorial Urbano Regional

Campos temáticos:

Ementa: 

Neste campo temático inscreve-se um conjunto de abordagens envolvendo a produção social do urbano e da urbanização em suas multiplicidades geográficas. Trata-se da elaboração e comunicação do conhecimento que abriga vários aportes conceituais (espaço, território, paisagem, lugar) de diferentes processos em escalas plurais (mundial, metropolitana, e local), em diversas esferas de reprodução social (dos meios de produção, da sociedade e do cotidiano), que resultam em distintos modos de ordenamento (político, econômico, cultural etc), de produção socioespacial da cidade, do urbano, da urbanização através da ação de atores sociais, da atuação do Estado e de seus agentes nesses processos.

Docentes envolvidos: 

Daniel Sanfelici  
Ester Limonad  
Flávia Elaine da Silva Martins  
José Carlos Milléo  
Jorge Luiz Barbosa  
Lucelinda Schramm Corrêa  
Marcio Pinon de Oliveira

Ementa: 

Inscrevem-se nesse campo temáticos fundamentos ontoepistemológicos e teórico-metodológicos da organização geográfica das sociedades no tempo; eixos e lugares da organização paisagístico-territorial da terra e do homem na formação espacial brasileira. Essa perspectiva se estende às mudanças sociais relacionadas ao espaço e suas populações, mais precisamente, na configuração de suas relações recíprocas e formas de avaliá-las, assim como o arsenal teórico e metodológico, tradicional e inovador, de análise da população mediante o viés espacial. Incluem-se nesta perspectiva: o arcabouço teórico e metodológico das políticas públicas aplicadas ao território, suas implicações socioespaciais e ambientais; os pactos políticos e seus rebatimentos espaciais no campo e na cidade brasileira; o “arquipélago”: campos, cidades e produção industrial; as políticas territoriais e as concepções sobre a organização territorial; e a modernização acelerada como mecanismo de integração econômica do país, assim como o espaço brasileiro contemporâneo no contexto da integração competitiva.

Docentes envolvidos:

Amelia Cristina Alves Bezerra
Ana Claudia Carvalho Giordani
Cristina Pessanha Mary
Lucelinda Schramm Corrêa
Jacob Binsztok
José Carlos Milléo
Ruy Moreira
Sérgio Luiz Nunes Pereira

Ementa: 

Nas últimas décadas, o conceito de território tem assumido uma dupla centralidade/visibilidade: uma centralidade analítica (epistemológica e teórica) e uma centralidade empírica (histórica e política). No campo do pensamento, torna-se uma categoria central na Geografia e também em outras áreas das ciências sociais, sendo mobilizada para explicar uma ampla diversidade de fenômenos sócio-espaciais. Como categoria da prática, o conceito foi incorporado pelo Estado nas diferentes esferas de ação/intervenção do poder estatal por meio das políticas públicas e também no planejamento estratégico das corporações capitalistas. Em outra perspectiva, mais vinculada às formas de organização da sociedade civil, em especial aos movimentos sociais, o conceito tem sido operado como um dispositivo de agenciamento político, em especial, no contexto latino-americano, em que essa categoria é uma espécie de catalisador das energias emancipatórias na luta por direitos e por justiça. A força explicativa e mobilizadora do território como uma categoria de análise e como categoria da prática é aqui valorizada na sua capacidade de oferecer uma leitura da geograficidade das relações sociais pelo ângulo da política em sentido amplo (política-economia, política-natureza, política-direito, política-cultura, política-técnica, política-representação etc.). Desse modo, este campo temático abarca estudos e pesquisas voltados para a compreensão da geograficidade das relações que se estabelecem entre território e política em suas múltiplas escalas, dimensões e configurações socioespaciais, dentre elas os movimentos sociais e sua cartografia.

Docentes envolvidos:

Carlos Walter Porto Gonçalves
Cristina Pessanha Mary
Juliana Nunes Rodrigues
Ivaldo Gonçalves de Lima
Rogério Haesbaert da Costa
Valter do Carmo Cruz

Linha de Pesquisa: 

Ordenamento Territorial Ambiental

Campos temáticos:

Ementa: 

As históricas e sucessivas intervenções sobre as paisagens naturais vêm contribuindo significativamente para modificação das características físicas do ambiente, além dos impactos sobre a bio e sociodiversidade. O campo temático em foco tem como objetivo avaliar essas mudanças e os mecanismos de proteção ambiental, tanto do ponto de vista legal (políticas públicas) quanto informal (movimentos da sociedade organizada). No plano mais específico dos estudos são considerados os temas do Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas; Ecologia; Climatologia; Meteorologia; Poluição Atmosférica; Geomorfologia Fluvial; Hidrogeografia; Manejo, Gerenciamento e Modelagem de Bacias Hidrográficas e Aéreas.

Docentes envolvidos:

Ester Limonad
Flávio Rodrigues do Nascimento
Humberto Marotta Ribeiro
Jorge Luiz Fernandes de Oliveira
Luiz RenatoVallejo
Reiner Olíbano Rosas
Rita de Cássia Martins Montezuma
Sandra Baptista da Cunha
Thaís Baptista da Rocha

Ementa: 

Os fenômenos naturais e aqueles relacionados à sociedade são marcados por mudanças que são facilmente detectados na paisagem. No âmbito desta perspectiva, o Campo Temático de Dinâmica e Evolução da Paisagem tem como objetivo apresentar um quadro coerente desta evolução, levando-se em consideração a detecção de mudanças em diferentes escalas espaço-temporais. Desta forma estudos que pretendam identificar quadros evolutivos desde o Quaternário até fenômenos recentes, a partir de ferramentas de sensoriamento remoto, datação, biogeoquímica e modelagem física, tem neste campo temático seu lugar de diálogo, troca acadêmica e produção de conhecimento. As áreas de estudo dos professores relacionados a este campo temático, portanto, dizem respeito a um espectro bastante variado de objetos e vão desde ambientes glaciais e sub-glaciais a ambientes amazônicos, passando por litorais dominados por ondas e ambientes de serras e montanhas. Num período de incertezas nas mudanças da paisagem para as próximas décadas, dada a incidência de fenômenos numa extensão planetária, a discussão de dinâmica da paisagem é de importância fundamental.

Docentes envolvidos:

Flávio Rodrigues do Nascimento
Guilherme Borges Fernandez
Raúl Sánchez Vicens
Carla Maciel Salgado
Rosemary Vieira
Reiner Olíbano Rosas
Sandra Baptista da Cunha
Thaís Baptista da Rocha

***Um docente pode pertencer a mais de um campo temático de acordo com o grau de diversidade e interdisciplinaridade dos conteúdos dos projetos de pesquisas desenvolvidos.